A importância do consumo de água

agua (1)

A água tem papel vital na vida de qualquer ser vivo. Essa substância representa cerca de 60% do peso total do corpo de um indivíduo adulto e quase 80% do corpo de uma criança. Ela é o principal componente das nossas células, mas também é encontrada fora dessas estruturas (líquido extracelular). A maioria das reações químicas que ocorrem no nosso organismo dependem dela para manter nosso corpo em equilíbrio. Entretanto, a maioria das pessoas, seja por falta de hábito ou de informações, não consome a quantidade diária ideal de água, o que pode levar a muitos problemas e doenças, uma vez que a hidratação é importantíssima para a manutenção de nosso metabolismo em  diversos aspectos.

A água é um poderoso solvente e está relacionada com praticamente todas as reações do nosso corpo, uma vez que essas reações acontecem em meio aquoso. Ela também atua nos processos fisiológicos, como é o caso da digestão, fazendo parte de importantes substâncias, a exemplo do suco gástrico.

A água é fundamental para o transporte de substâncias, como o oxigênio, nutrientes e sais minerais, pois faz parte da composição do plasma sanguíneo. Além de levar nutrientes para as células, a água proporciona a eliminação de substâncias para fora do corpo, como é o caso da urina, que é formada basicamente por água e substâncias tóxicas ou em excesso dissolvidas.

Destaca-se também seu papel na regulação da temperatura do corpo. Quando o calor torna-se exagerado, inicia-se a liberação de suor, que possui água em sua composição. Ao entrar em contato com o meio, o suor evapora na superfície da pele, causando o resfriamento do corpo. Além de participar da composição do suor, a água também forma as lágrimas, líquido essencial para o funcionamento adequado dos olhos. É essa substância a responsável por evitar o ressecamento das córneas e fazer a limpeza dessas estruturas.

Não podemos também nos esquecer da proteção garantida pela água. As membranas que envolvem o sistema nervoso (meninges), por exemplo, são lubrificadas pelo liquor, substância rica em água que fornece proteção mecânica a esse sistema. Os fluidos das articulações também possuem água e protegem os ossos do atrito. Além disso, o líquido amniótico protege o feto contra impactos durante o desenvolvimento da vida.

O consumo adequado de água também é vital para nosso cérebro e suas funções cognitivas, uma vez que quando suamos muito ou estamos com déficit dela, nossos movimentos são mais limitados, nosso poder de reação é bem menor e o raciocínio também é afetado, aumentando nossas chances de erro e comprometendo a atenção e o foco nas tarefas.

Diante de tantas funções, é fundamental que fiquemos hidratados. Recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros e meio de água a cada dia para que nosso organismo funcione adequadamente. Além da ingestão, essa substância também pode ser retirada de todos os alimentos, que se diferenciam apenas pela quantidade de água disponível em cada um.

Alguns sintomas podem ser observados quando na desidratação. Inicialmente, sentimos sede, boca seca, lábios rachados e urina mais escura. A urina é um dos mais evidentes sintomas, sendo ideal que ela esteja bem clara.

Nosso organismo consegue ficar muito tempo sem nenhum alimento, entretanto, não sem água. Pesquisas comprovam que dentro de três a cinco dias uma pessoa pode morrer caso não tenha acesso a essa substância. Sendo assim, lembre-se sempre de se hidratar, dando atenção especial aos dias quentes e ao praticar atividades físicas pesadas.

Trace algumas metas e vá em busca dos resultados.

**LEMBRANDO QUE CADA PESSOA TEM UM METABOLISMO DIFERENTE E OBJETIVOS DIFERENTES.
Consulte uma nutricionista para saber exatamente o que ser organismo precisa antes, durante e depois dos exercícios!!!

MARQUE UMA CONSULTA

Giovana Leiner Venci
NUTRICIONISTA DE RESULTADO

www.giovanaleiner.com.br
EMAIL: contato@giovanaleiner.com.br / Telefone: 9907-2930

 

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published.