Benefícios do consumo de peixes

Os peixes são boas fontes de todos os aminoácidos essenciais, substâncias químicas que compõem as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também boas fontes de cálcio e ricas em ácidos graxos essenciais.

peixes

Diferenças entre peixes de água doce e água salgada

Existem diferenças entre espécies marinhas e as de água doce. Peixes marinhos são caracterizados por baixos níveis de ômega 6 (ω-6), mas com altos níveis de ácidos graxos altamente insaturados, o ômega 3 (ω-3), quando comparados com os peixes de água doce. Os peixes de água salgada são mais ricos em ômega 3 (ω-3), porque se alimentam de fitoplânctom (algas), que têm grandes concentrações desses ácidos. Os peixes principais como  fontes de ômega-3 são os de águas profundas e frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta, anchoita). O consumo regular de peixes de água doce é tão saudável quanto o consumo de peixes marinhos e apresentam um aroma mais suave quando frescos.

 

Peixe, saúde e importância do ômega 3

Os ácidos ω-3 e ω-6 são essencialmente fornecidos pela dieta, uma vez que não são sintetizados pelo organismo humano. O ômega 6 (ω-6) é promotor e inibidor da agregação plaquetária. O ômega 3 (ω-3) tem função no desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso e sistema reprodutivo – apontados como redutores de risco de doenças coronarianas, hipertensão moderada, incidência de diabetes e prevenção de certas arritmias cardíacas e morte súbita. Muitos estudos realizados ao longo do tempo reafirmam a grande participação dos peixes na prevenção de doenças cardiovasculares e no aumento da qualidade de vida das pessoas.

 

O peixe no cardápio

Podem ser inseridos no cardápio através de saladas, sanduíches, pizzas e prato principal. A disponibilidade de diferentes tipos de peixes com textura, gosto e aparência variados é indispensável para um cardápio criativo. O Brasil, devido a sua enorme costa marítima e seus rios, tem fartura de peixe, muito embora os excessos na pesca e a poluição estejam trazendo um efeito prejudicial sobre o fornecimento de certos peixes.

Trace algumas metas e vá em busca dos resultados.

**LEMBRANDO QUE CADA PESSOA TEM UM METABOLISMO DIFERENTE E OBJETIVOS DIFERENTES.
Consulte uma nutricionista para saber exatamente o que ser organismo precisa antes, durante e depois dos exercícios!!!

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Giovana Leiner Venci
NUTRICIONISTA DE RESULTADO

www.giovanaleiner.com.br
EMAIL: contato@giovanaleiner.com.br / Telefone: 9907-2930

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