DICAS PARA COMBATER A COMPULSÃO ALIMENTAR

A compulsão alimentar trata-se de uma síndrome caracterizada por uma grande ingestão de alimento em tempo delimitado (período de 2 horas), acompanhado por perda de controle sobre o que ou o quanto se come. Para caracterizar o diagnóstico, tais episódios devem ocorrer pelo menos duas vezes por semana em um período de seis meses, sem comportamento de compensação para evitar ganho de peso (vomitar ou expelir o que se ingeriu).

A compulsão é resultado de um conflito psíquico e de uma luta subjetiva entre duas funções opostas, estando o sujeito impossibilitado de escolher. Age a partir do sofrimento e sua irrefreável repetição. Basicamente, por se tratar de um comportamento compulsivo, os pensamentos ou atos que o sujeito realiza lhe parecem um corpo estranho de uma força incontrolável. São pensamentos ou atos contra qual, normalmente, o sujeito gostaria de lutar.

Podemos afirmar que o que caracteriza a compulsão alimentar não é a gula, mas a relação do sujeito com o que come e com suas emoções.

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Algumas mudanças no hábito de vida podem te ajudar a combater a compulsão alimentar:

  1. Evite dietas muito restritivas ou que excluam grupos de nutrientes, como os carboidratos, por exemplo. A monotonia alimentar pode levar à compulsão.

 

  1. Evite longos períodos em jejum. Isso só faz aumentar a vontade por alimentos ricos em açúcar e gordura (aqueles que, geralmente, desencadeiam as crises de compulsão)”.

 

  1. Inclua na dieta alimentos fonte de triptofano (banana, oleaginosas, leite, frutos do mar), magnésio (aveia, arroz integral, vegetais verde escuros) e vitamina B6 (levedo de cerveja, ovo, aveia, arroz integral).

 

  1. Pratique atividades físicas regularmente. Elas aliviam os níveis de estresse, muitas vezes associados à compulsão alimentar.

 

  1. Respeite os horários das refeições e não omita nenhuma (isso inclui aqueles lanchinhos no meio da manhã e da tarde), procurando sempre o equilíbrio nutricional.

MAIS ALIMENTOS FONTES DE TRIPTOFANO, B6 E MAGNÉSIO:

TRIPTOFANO: 

O Triptofano é um aminoácido encontrado em alimentos ricos em proteínas e sua importância deve-se ao fato de ser o precursor direto da serotonina.

  • Leite e derivados
  • Produtos a base de soja
  • Aveia
  • Peixes e Frutos do Mar
  • Aves
  • Carnes magras
  • Vísceras
  • Alimentos integrais (Grãos, biscoitos e massas)
  • Feijões
  • Frutas secas (ameixa, damasco, tâmara, castanhas, avelã e nozes)
  • Frutas como banana, pinha e abacate
  • Ovos
  • Sementes de gergelim e girassol
  • óleo de prímula – cápsulas

 

VITAMINA B6:

 

Está diretamente ligada a conversão do triptofano em serotonina.

 

  • vísceras,
  • carne de aves,
  • atum,
  • leite,
  • leguminosas,
  • germe de trigo,
  • cereais integrais,
  • legumes,
  • banana e aveia.

 

MAGNÉSIO

Rico: 30 mg/100g de alimento

 

  • Frutas e hortaliças: abacate, banana, folha de beterraba, beterraba, grão-de-bico, figo seco, feijão ervilha, mandioca (raiz), lentilhas, quiabo, batata com casca, fécula de batata, figo (seco), uva passa, algas marinhas, soja, espinafres, couve.
  • Grãos e derivados: (mais de 80% do Mg é perdido com a remoção do gérmen e das camadas externas dos grãos). Cevada, granola, aveia (grãos inteiros), farelo aveia, arroz integral, farelo de milho, farelo de arroz, farinha de centeio, farelo de trigo, gérmen de trigo, farinha de trigo integral, massas preparadas com trigo integral, cereais instantâneos ricos em fibras (ex. All Bran).
  • Nozes e sementes: * nozes e sementes secas fornecem mais Mg do que as torradas. Sementes de abóbora, girassol, gergelim. Amêndoas, castanhas, amendoim, pistáchios, soja, nozes.
  • Outros alimentos: melaço, manteiga de amendoim, produtos de soja (molho, farinha, tofu) camarão, ostra, fermento, leite em pó.

 

Trace algumas metas e vá em busca dos resultados.

**LEMBRANDO QUE CADA PESSOA TEM UM METABOLISMO DIFERENTE E OBJETIVOS DIFERENTES.
Consulte uma nutricionista para saber exatamente o que ser organismo precisa antes, durante e depois dos exercícios!!!

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Giovana Leiner Venci
NUTRICIONISTA DE RESULTADO

www.giovanaleiner.com.br
EMAIL: contato@giovanaleiner.com.br / Telefone: 9907-2930

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