Magnésio

O magnésio é um elemento essencial que desempenha inúmeras funções no nosso organismo, atuando como cofator em mais de 300 reações metabólicas, entre elas, manutenção da estabilidade da membrana neuromuscular e cardiovascular. Estudos demonstram que o magnésio tem importante papel nas funções imunológicas do nosso corpo, melhorando a resposta imune, bem como na manutenção do sistema imunológico. Ainda, o magnésio tem ação direta na produção de ATP (molécula de energia), fornecendo energia para o funcionamento de músculos e órgãos. Não obstante, o pâncreas utiliza o magnésio para produzir insulina, além de ser necessário para metabolizar a glicose sanguínea.

A deficiência deste mineral pode acarretar inúmeros sintomas, dentre os quais podemos citar: dores musculares, estresse, insônia, ansiedade, depressão, nervosismo, hiperatividade, doenças cardiovasculares, fadiga crônica, problemas intestinais, enxaqueca, envelhecimento precoce.

Sabendo da importância deste mineral para o nosso corpo, faz-se necessário consumirmos alimentos que sejam fonte de magnésio como folhas verdes, nozes, sementes, grãos e leguminosas. Entretanto, o teor de magnésio encontrado nos alimentos varia de acordo com o solo. Por isso, é importante dosar através de exames de sangue os níveis deste mineral em nosso organismo, sendo possível suplementar após uma avaliação.

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published.