Selênio – micronutriente essencial para o nosso organismo

O selênio é um micronutriente essencial para o crescimento, fertilidade e prevenção de doenças crônicas como aterosclerose, câncer, artrite, cirrose, enfisema, entre outras.

Além disso, esse mineral está ligado à complexas funções enzimáticas e metabólicas, a exemplo da proteção dos lipídeos que revestem as membranas celulares e dos glóbulos vermelhos contra a destruição. Outra função importante é a biossíntese mitocondrial do ATP, mecanismo este que produz energia dentro das células. Ainda, produz o antioxidante glutationa peroxidasse, que atua combatendo radicais livres e eliminando toxinas do organismo.

A maior fonte natural de selênio encontra-se na castanha-do-pará. Também pode ser encontrado também nos frutos do mar, carnes e vísceras animais – fígado e rins.

Ainda sobre a castanha-do-pará, esta deve ser consumida com moderação, assim como todos os outros alimentos. Indica-se o consumo de 2 a 4 castanhas por dia. Além do selênio, esta oleaginosa é rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, possuindo propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, auxiliando no emagrecimento saudável, circulação sanguínea, síntese de massa óssea.

 

 

Fonte:

  • VIARO. Renata Schneider. “Importância bioquímica do selênio para o organismo humano”. 2001.

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published.